Olá,
Penso que esse é um tema bastante interessante para ser estudado, já que trabalhar o nome próprio das crianças mostra a função social da escrita, além de:
• Ser Modelo estável;
•Nome que se refere a
um único objeto;
• Designam seres
singulares e reais.
Apesar da Educação Infantil não ter por objetivo a alfabetização, esta se torna uma consequência do processo de ensino e de aprendizagem da linguagem oral e escrita. As Orientações Curriculares para a Educação Infantil (clique para baixar) afirmam que:
"A linguagem verbal, que inclui a linguagem oral e escrita, é um dos mais importantes bens culturais que as crianças têm direito a se apropriar de um modo criativo em seu processo educacional. Ela é responsável pela comunicação entre as pessoas e instrumento de expressão de ideias, sentimentos e imaginação". (pág.49)
"Outro campo de aprendizagens diz respeito à linguagem escrita. Vivendo em um mundo onde a linguagem escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresente formalmente. Mas, atenção! O trabalho com a linguagem escrita realizado com as crianças não pode ser uma prática mecânica, desprovida de sentido e centrada no aprendizado do código escrito. Ao contrário, sua apropriação pela criança se faz pelo atendimento à curiosidade da criança por essa forma de linguagem". (pág. 51)
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol-3 diz:
Indico um aprofundamento maior sobre o tema!
Bom estudo!
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