RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO
A avaliação é a reflexão
transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e
classificatório”. Jussara Hoffmann
Principalmente na educação
infantil os relatórios das crianças revelam seus avanços diários, as
observações são feitas com requintes de detalhes para que não percamos nenhum
momento do seu desenvolvimento. Avaliar envolve valor e valor envolve pessoa.
Avaliação é fundamentalmente acompanhamento do desenvolvimento do aluno no
processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com
o educando passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. A avaliação
entendida como ato de acolher requer um olhar sem preconceitos, um dinamismo na
prática docente e uma profunda vontade de efetivar uma prática que leve à
transformação de conteúdos curriculares à ações vivificadas.
É uma narração ou descrição verbal
ou escrita, ordenada, minuciosa de um determinado fato. O relatório do
desenvolvimento do aluno tem por objetivo levar o professor a acompanhar o
processo de construção do conhecimento do aluno e intervir quando necessário no
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral, juntamente com a
família, no processo de aprendizagem.
Temos que escolher adequadamente
as palavras, expressões e citações a serem introduzidas no texto do relatório.
Consideramos a criança como um ser em constante desenvolvimento e temos que ter
um olhar global do seu desenvolvimento, enxergando o antes, o agora
e o futuro próximo.
Segue alguns verbos que poderão
ser usados no relatório do desenvolvimento das crianças:
·
Demonstrar,
identificar, interessar, interagir, arriscar, comentar, empregar, discernir,
reconhecer, valorizar, construir, avançar, desafiar, observar, montar, criar,
estabelecer, classificar, comunicar, utilizar, analisar despertar, seguir,
reagir, ler, compreender, agir, distinguir, participar, encontrar, habilitar,
propor, interagir, alcançar, definir, levantar, completar, realizar,
proporcionar, construir, enriquecer, atender, orientar, traçar, perguntar,
perceber, ampliar, criar, contribuir, atingir, auxiliar, oferecer, dirigir,
apresentar, colaborar, elaborar, revelar, preparar, sugerir, dispersar,
brincar, movimentar, experimentar, manusear.
Todos os aspectos do desenvolvimento da
criança tem que ser apontado de uma forma que ao ler os pais visualizem o
crescimento dos filhos, sempre de forma positiva e que percebam os trabalhos
desenvolvidos, o olhar e os procedimentos que o professor introduziu
para intervir nesse processo importante da criança.
“Claro que há respostas certas e erradas.
O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o
saber, a vida são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os
alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para
uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também
pela ousadia de seus vôos… Pois isto também é conhecimento”. Rubem Alves
Cuidado com a escrita do seu
relatório, somos professores e não podemos diagnosticar nenhum distúrbios,
doenças, etc.. Somente um especialista no assunto pode dizer com certeza o
problema que está afetando seu aprendizado. Temos que ter consciência que
observamos o desenvolvimento educacional e aspectos que possam estar
interferindo nesse desenvolvimento. Outro ponto que temos que ter Cuidado é
como escrevemos certas características ou fatos ocorridos no decorrer da
observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os
responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma
humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos,
causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes
não teve a intenção. “O relatório é um documento escrito e assinado
pelo professor”. Assim como a agenda que é uma forma de registro. Segue alguns
exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais
clássica da mesma escrita:
· A Criança está/é: Mentirosa – Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.
· Tagarela/ Conversa demais– Não respeita o momento de falar, não deixa
os companheiros se expressarem.
· Não sabe–
Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhados até o momento, terá que rever
alguns conteúdos.
· Não tem Limites– Necessita rever as regras de convivência e combinados da
sala, precisamos porém da parceria da família.
· Tem costume de roubar– Apropria-se de objetos dos colegas.
· É agressiva-
Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por
brinquedos e conflitos diversos.
· É relaxada–
Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.
· Não tem apoio familiar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família
para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.
· É desobediente–
Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas
que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.
· É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas,
distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.
· Fofoqueira–
Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus
afazeres.
· Vive atrás do professor- Demonstra carinho e apego a professora.
· É dissimulada–
Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos
eventos.
· É preguiçosa–
Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém
em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.
· Boca suja-
Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas,
em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.
· Egoísta–
Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e
a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.
· Não para sentada- É uma criança inquieta, agitada, ansiosa… que não
consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas.
Na avaliação de educação infantil
os pontos principais são os avanços e os aprendizados que as crianças tiveram
no semestre. Registraremos muito mais os pontos positivos e o negativos
dependendo deles uma conversa formal com os responsáveis é a melhor solução
para alguns comportamentos indesejáveis. Lembre-se seu trabalho também é
avaliado. “Ação- reflexão-ação da Prática”
Fonte: http://atividadespedagogicas.net/2017/03/relatorio-individual-avaliacao-na-educacao-infantil.html #actif9 01.05.2017 17:36h .
Fonte: http://atividadespedagogicas.net/2017/03/relatorio-individual-avaliacao-na-educacao-infantil.html #actif9 01.05.2017 17:36h .
IMPORTANTE OBSERVAR
1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio,
ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.
2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada,
regras, disciplina, organização, trabalho em equipe e responsabilidade.
3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos,
desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda,
sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.
4. ASPECTOS COGNITIVOS: Como a criança está se desenvolvendo com relação à
aprendizagem dos conhecimentos trabalhados na instituição.
DICAS:
1 - Tenha sempre em mãos,
um caderno que funcionará como "anedotário", não conte apenas com
suas lembranças, pois esquecemos de detalhes.
2- Leia, entenda e
reflita sobre as fases do desenvolvimento da linguagem, da fala, da escrita, do
desenho, etc... pois, para avaliar é preciso entender como estes processos
funcionam e como a criança elabora seu pensamento, do contrário, podemos fazer
uma análise equivocada.
ALGUNS ITENS PARA COLOCAR NO ANEDOTÁRIO
·
Novidade;
·
Participação;
·
Interação;
·
Autonomia;
·
Preferências;
·
Colaboração;
·
Característica;
·
Como se comporta nas atividades;
·
Como se relaciona com colegas/educadora;
·
No que se destaca (no pátio, na dança, nas
atividades matemáticas, ativ. de linguagem, nas atividades artísticas ou
musicais, dentre outras.)
·
Como chega à escola?
·
Como se adapta ao ambiente?
·
Como se alimenta?
·
Como brinca?
·
Como se relaciona: colegas/educadora
·
Como está se movendo?
·
Como se comunica?
·
Atende as solicitações da educadora?
·
O que faz quando contrariado?
·
Identidade: Reconhece os colegas?
·
Se identifica pelo nome, sua imagem no espelho?
·
Gosta dos colegas e os identifica?
·
Tem capacidade de resolver conflitos e tomar
iniciativas?
·
É crítica e criativa? Curiosa e inventiva?
·
É participativa e cooperativa?
Fonte: http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br/2009/05/avaliacao-na-educacao-infantil.html
01.05.2017 18:56h
MODELOS DE RELATÓRIOS
1º RELATÓRIO
Neste semestre (NOME DA CRIANÇA) se destacou ainda
mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus
jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a
ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade.
Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.
Tem aprimorado cada dia mais seu campo
visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia.
Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar
com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer
começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas,
mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só
faz o que gosta.
Após começo do acompanhamento psicopedagógico, ele
se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz
de realizar as atividades por meio das habilidades artísticas. Antes desse
acompanhamento, apresentava sérias dificuldades de interação com todos na
escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermediário, ora era
calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os
colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses
momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas
produtivo para sua inteligência emocional.
Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi
eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a
organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o
Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se
em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas
está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem
ferir.
2º RELATÓRIO
Neste período, Analice teve um bom desempenho,
envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito
amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura
ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e
respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se
expressar com clareza e sequência lógica de ideias. Na linguagem escrita
consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico
não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das
atividades, apresentações e outros, Analice, mostra-se entusiasmada
incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas pela
educadora ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua
demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família
continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a
no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas
conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.
Fonte: http://karine-kira.blogspot.com.br/2011/09/modelos-de-relatorios-individuais.html 01.05.2017 19:07h
RELATÓRIO DA TURMA
De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se, opinam nas tarefas
uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas
dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e
brinquedos. Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de
partilha e internalização de regras de convivência social. A linguagem está em
desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda apresentam um falar bastante
infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de
troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias
ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizados. Bastante
participativos, todos já realizam as tarefas rotineiras, à exceção de João e
Mário, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e
acostumando-se a seguir regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores
primárias e contam oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de
ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens,
através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também
é típico da faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido incentivada a
interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital
importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de
dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao
ar livre.
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