segunda-feira, 1 de maio de 2017

Relatório de Desenvolvimento Individual do Aluno

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO
A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Jussara Hoffmann
Principalmente na educação infantil os relatórios das crianças revelam seus avanços diários, as observações são feitas com requintes de detalhes para que não percamos nenhum momento do seu desenvolvimento. Avaliar envolve valor e valor envolve pessoa. Avaliação é fundamentalmente acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. A avaliação entendida como ato de acolher requer um olhar sem preconceitos, um dinamismo na prática docente e uma profunda vontade de efetivar uma prática que leve à transformação de conteúdos curriculares à ações vivificadas.
É uma narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada, minuciosa de um determinado fato. O relatório do desenvolvimento do aluno tem por objetivo levar o professor a acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno e intervir quando necessário no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral, juntamente com a família, no processo de aprendizagem.
Temos que escolher adequadamente as palavras, expressões e citações a serem introduzidas no texto do relatório. Consideramos a criança como um ser em constante desenvolvimento e temos que ter um olhar global do seu desenvolvimento, enxergando  o antes, o agora e o futuro próximo.  
Segue alguns verbos que poderão ser usados no relatório do desenvolvimento das crianças:
·         Demonstrar, identificar, interessar, interagir, arriscar, comentar, empregar, discernir, reconhecer, valorizar, construir, avançar, desafiar, observar, montar, criar, estabelecer, classificar, comunicar, utilizar, analisar despertar, seguir, reagir, ler, compreender, agir, distinguir, participar, encontrar, habilitar, propor, interagir, alcançar, definir, levantar, completar, realizar, proporcionar, construir, enriquecer, atender, orientar, traçar, perguntar, perceber, ampliar, criar, contribuir, atingir, auxiliar, oferecer, dirigir, apresentar, colaborar, elaborar, revelar, preparar, sugerir, dispersar, brincar, movimentar, experimentar, manusear.
 Todos os aspectos do desenvolvimento da criança tem que ser apontado de uma forma que ao ler os pais visualizem o crescimento dos filhos, sempre de forma positiva e que percebam os trabalhos desenvolvidos, o olhar e os procedimentos que o professor introduziu para intervir nesse  processo importante da criança.
“Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia de seus vôos… Pois isto também é conhecimento”. Rubem Alves
Cuidado com a escrita do seu relatório, somos professores e não podemos diagnosticar nenhum distúrbios, doenças, etc.. Somente um especialista no assunto pode dizer com certeza o problema que está afetando seu aprendizado. Temos que ter consciência que observamos o desenvolvimento educacional e aspectos que possam estar interferindo nesse desenvolvimento. Outro ponto que temos que ter Cuidado é como escrevemos certas características ou fatos ocorridos no decorrer da observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos, causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes não teve a intenção. “O relatório é um documento escrito e assinado pelo professor”. Assim como a agenda que é uma forma de registro. Segue alguns exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais clássica da mesma escrita:
·      A Criança está/é: Mentirosa – Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.                
· Tagarela/ Conversa demais– Não  respeita o momento de falar, não deixa os companheiros se expressarem.               
·  Não sabe– Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhados até o momento, terá que rever alguns conteúdos.               
·  Não tem Limites– Necessita rever as regras de convivência e combinados da sala, precisamos porém da parceria da família.               
·     Tem costume de roubar–  Apropria-se de objetos dos colegas.               
·    É agressiva- Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por brinquedos e conflitos diversos.               
·     É relaxada–  Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.               
·     Não tem apoio familiar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.               
·    É desobediente– Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.               
·    É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas, distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.               
·       Fofoqueira– Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus afazeres.               
·       Vive atrás do professor- Demonstra carinho e apego a professora.               
·   É dissimulada– Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos eventos.               
·    É preguiçosa– Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.              
·      Boca suja-  Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas, em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.              
·     Egoísta–  Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.              
·     Não para sentada-  É uma criança inquieta, agitada, ansiosa… que não consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas.
Na avaliação de educação infantil os pontos principais são os avanços e os aprendizados que as crianças tiveram no semestre. Registraremos muito mais os pontos positivos e o negativos dependendo deles uma conversa formal com os responsáveis é a melhor solução para alguns comportamentos indesejáveis. Lembre-se seu trabalho também é avaliado. “Ação- reflexão-ação da Prática”


Fonte: http://atividadespedagogicas.net/2017/03/relatorio-individual-avaliacao-na-educacao-infantil.html #actif9 01.05.2017 17:36h .
IMPORTANTE OBSERVAR
1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.
2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe e responsabilidade.
3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.
4. ASPECTOS COGNITIVOS: Como a criança está se desenvolvendo com relação à aprendizagem dos conhecimentos trabalhados na instituição.
DICAS:
1 - Tenha sempre em mãos, um caderno que funcionará como "anedotário", não conte apenas com suas lembranças, pois esquecemos de detalhes.
2- Leia, entenda e reflita sobre as fases do desenvolvimento da linguagem, da fala, da escrita, do desenho, etc... pois, para avaliar é preciso entender como estes processos funcionam e como a criança elabora seu pensamento, do contrário, podemos fazer uma análise equivocada.
ALGUNS ITENS PARA COLOCAR NO ANEDOTÁRIO
·         Novidade;
·         Participação;
·         Interação;
·         Autonomia;
·         Preferências;
·         Colaboração;
·         Característica;
·         Como se comporta nas atividades;
·         Como se relaciona com colegas/educadora;
·         No que se destaca (no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. de linguagem, nas atividades artísticas ou musicais, dentre outras.)
·         Como chega à escola?
·         Como se adapta ao ambiente?
·         Como se alimenta?
·         Como brinca?
·         Como se relaciona: colegas/educadora
·         Como está se movendo?
·         Como se comunica?
·         Atende as solicitações da educadora?
·         O que faz quando contrariado?
·         Identidade: Reconhece os colegas?
·         Se identifica pelo nome, sua imagem no espelho?
·         Gosta dos colegas e os identifica?
·         Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
·         É crítica e criativa? Curiosa e inventiva?
·         É participativa e cooperativa?

 MODELOS DE RELATÓRIOS
1º RELATÓRIO
Neste semestre (NOME DA CRIANÇA) se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.
 Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta.
Após começo do acompanhamento psicopedagógico, ele se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz de realizar as atividades por meio das habilidades artísticas. Antes desse acompanhamento, apresentava sérias dificuldades de interação com todos na escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional.
Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.
2º RELATÓRIO
Neste período, Analice teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e sequência lógica de ideias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, Analice, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas pela educadora ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

RELATÓRIO DA TURMA

De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda apresentam um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas rotineiras, à exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.


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