1. O momento foi iniciado com um vídeo:
Reflexão:
- Visão de escola acolhedora, onde são propiciadas experiências;
- Visão de professor organizador de um espaço propício as brincadeiras e experiências;
Poesia:
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem das suas derrotas.
Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro.
Arte não tem pensa:
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo."
⠀
—Manoel de Barros, num trecho do "Livro sobre Nada".
Mesa de Diálogo (Chuva de ideias de registros das falas):
- Professora Elaine - Caucaia - Professora de turma multisseriada, com crianças de 2 a 5 anos | Comunidade de assentamento | Professora na comunidade a 3 anos;
- Indicação de Livro: O brincar Heurístico na Creche - Paulo Fochi;
- Wallon considera o desenvolvimento infantil permeado por conflitos - Endógenos e Exógenos;
- Aprendizagem nas interações;
- Aprendizagem cooperativa: a criança do infantil II risca para que a do infantil V possa cortar;
- Criança como protagonista: dar a oportunidade para que as crianças possa produzir cultura e construir sua autonomia. Por exemplo: em caso de pintura no rosto, dar a oportunidade das crianças pintarem o próprio rosto;
- Professora Márcia Vanessa - Muito querida, mãe de um bebê de 9 meses;
- Indicação de Livro: A Origem do Caráter da Criança - Wallon, 1995;
- Pesquisar Estudo: Caso de um bebê mordedor na creche (Os bebês criam estratégias antes da mordida - é importante um olhar sensível para perceber essas estratégias);
- Quebrar com a visão de que os conflitos são momentos de injustiça, de vingança, de agressividade (ampliar percepção);
- Reflexão sobre o planejamento: O que planejamos deve contemplar quais aspectos? Espaços, Materiais, Tempos e Ambientes (Para as crianças).
Espero que gostem e se inspirem com essas chuvas de ideias.
Os fóruns de Educação Infantil acontecem mensalmente, nesse mesmo endereço e são abertos ao público. É um espaço de discussão e valorização da criança.
Bjos!
- Professora Elaine - Caucaia - Professora de turma multisseriada, com crianças de 2 a 5 anos | Comunidade de assentamento | Professora na comunidade a 3 anos;
- Indicação de Livro: O brincar Heurístico na Creche - Paulo Fochi;
- Wallon considera o desenvolvimento infantil permeado por conflitos - Endógenos e Exógenos;
- Aprendizagem nas interações;
- Aprendizagem cooperativa: a criança do infantil II risca para que a do infantil V possa cortar;
- Criança como protagonista: dar a oportunidade para que as crianças possa produzir cultura e construir sua autonomia. Por exemplo: em caso de pintura no rosto, dar a oportunidade das crianças pintarem o próprio rosto;
- Professora Márcia Vanessa - Muito querida, mãe de um bebê de 9 meses;
- Indicação de Livro: A Origem do Caráter da Criança - Wallon, 1995;
- Pesquisar Estudo: Caso de um bebê mordedor na creche (Os bebês criam estratégias antes da mordida - é importante um olhar sensível para perceber essas estratégias);
- Quebrar com a visão de que os conflitos são momentos de injustiça, de vingança, de agressividade (ampliar percepção);
- Reflexão sobre o planejamento: O que planejamos deve contemplar quais aspectos? Espaços, Materiais, Tempos e Ambientes (Para as crianças).
Espero que gostem e se inspirem com essas chuvas de ideias.
Os fóruns de Educação Infantil acontecem mensalmente, nesse mesmo endereço e são abertos ao público. É um espaço de discussão e valorização da criança.
Bjos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário