terça-feira, 18 de abril de 2023

PROJETO DE CARINHO SIM, MORDIDA NÃO.

 Identificação do Projeto

Período: Abril de 2023

Turmas: Infantil II

 

Introdução

As mordidas estão presentes no cotidiano de quem trabalha com crianças na primeira infância (até 3 anos) e causam variados sentimentos por envolver uma série de desafios e conquistas. Os pequenos ingressam na vida escolar com muitas características que amadurecem a partir da interação com o meio no qual são inseridos. Sendo assim, cabe ao professor oferecer atividades variadas para que a situação possa ser evitada.

Sabe-se que a região do corpo mais desenvolvida pelas crianças nessa fase é a boca, utilizada desde o nascimento por meio da amamentação. Em situações de conflito, não é incomum que utilizem a mordida na tentativa de expressar seus sentimentos e frustrações. Nesses momentos, a mediação de um adulto é importante, fazendo com que a criança reflita sobre o que fez e perceba outras formas de expressão. Mediações e intervenções lúdicas costumam acessar as crianças mais fortemente, sobretudo pelo prazer e significado que provocam.

 

Justificativa

Entende-se que as mordidas fazem parte da fase de desenvolvimento das crianças na faixa etária em torno de dois anos, no entanto, hábitos de cuidado com o outro devem ser cultivados entre as crianças e adultos, fortalecendo o bom convívio social. Devido a episódios frequentes de mordidas, viu-se a importância desse projeto como forma de intervenção e cuidado.

 

Campos de Experiência

·         O eu, o outro e o nós;

Incisos Trabalhados

·         V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

 

Objetivos específicos

 

·         Fazer com que as crianças entendam que morder dói;

·         Identificar a consequência que a mordida causa no amigo;

·         Permitir que crianças conheçam e expressem seus sentimentos de outra forma que não a mordida;

·         Reconhecer boca, língua e dentinhos;

·         Reconhecer num animal (no caso, o próprio cachorro) características como o companheirismo, a proteção e os cuidados essenciais que se deve ter com ele, como alimentação e higiene;

·         Reconhecer também a precaução necessária com animais que não são do convívio, estimulando as perguntas que devem ser sempre feitas aos donos sobre a possibilidade de se fazer o carinho.

 

Desenvolvimento

 

EXPERIÊNCIA 1:

Contar a história baseada no livro “Mordida não, Napoleão!”, de Joyce M. Rosset (Tempo de Creche). Após a leitura, questionar os alunos sobre a história, confeccionar um cartaz coletivo e fixar as ilustrações em volta.

 

EXPERIÊNCIA 2:

Iniciar a segunda aula relembrando a história e apresentar Napoleão ao grupo (no Colégio Carbonell, um exemplar do cãozinho foi construído com caixa de papelão, feltro e EVA). Após apresentação do personagem, recordar a passagem do livro na qual Napoleão morde o personagem Beto.

 

EXPERIÊNCIA 3:

Levar um espelho à sala de aula. Então, pedir para que cada aluno se posicione em frente à própria imagem e abra a boca. Nesse momento, o professor questiona alunos sobre os dentinhos e a língua. Por fim, a sugestão é deixar que se observem por um tempo.

 

EXPERIÊNCIA 4:

Levar imagens de crianças mordendo e colocar na boca do Napoleão. As crianças devem tirar essas imagens da boca do personagem e colar no mural. É importante lembrar que, no livro, Napoleão mordeu o braço do personagem Beto, que ficou muito triste.

 

EXPERIÊNCIA 5:

Na quinta aula, a história segue com a passagem em que Beto ensina Napoleão de que mordida não é legal. No livro, Beto ensina também que usar boca e dentinhos para outras coisas é muito melhor. Nesse contexto, os alunos são convidados a morder uma apetitosa maçã, fruta que se saboreia a cada mordida.

 

EXPERIÊNCIA 6:

No livro, Napoleão aprendeu que não se pode morder e passa a dar lambidas, fato que representa, no caso do personagem, o carinho que ele sente por Beto. As crianças, então, são convidadas a abraçar amigos e fazer carinho, pois, como o fiel amigo Napoleão, eles também aprenderam que “Mordida não!”.

 

EXPERIÊNCIA 7:

Levar imagens de diversas raças de cachorros e socializar conhecimentos prévios sobre cuidados com animais, os valores como amizade, proteção e companheirismo, bem como a precaução que se deve ter em relação a animais que ainda não conhecemos. Na finalização, é importante deixar claro às crianças que Napoleão estava apenas expressando uma emoção e que, assim como elas, também havia aprendido outras formas de manifestar seus sentimentos.

 

EXPERIÊNICA 8: Mostrar as crianças imagens que ilustrem regras simples, mas que sejam importantes para o convívio social e em seguida criar um mural coletivo. Procure estimular que elas participem das escolhas das imagens que farão parte do mural na sala de referência, explicando que os combinados são importantes para todos.

 

Tempo de Duração

 

Duas (2) semanas de atividades ou o tempo necessário para que se finalizem, sempre respeitando a motivação e o ritmo de desenvolvimento da turma.

 

Avaliação

 

O bom andamento das atividades é medido através de situações lúdicas sobre o tema trabalhado, tendo contato diário com o material produzido em sala. Ao longo do projeto, avalia-se também a mudança de comportamento em relação às formas de expressão.

 

Sugestões de História

Fortes de Pesquisa



Link para ter acesso a esses materiais: https://drive.google.com/drive/folders/17uJxJNnZBrtP5hKcBlvvuR7NtaAna_aB?usp=share_link .

 

Referências Bibliográficas:

DCRC_2019_OFICIAL.pdf (seduc.ce.gov.br) 06 de Março de 2023, 06h10;

Miolo - ORIENTAÇÕES CURRICULARES.indd (usp.br) 06 de Março de 2023, 06h14;

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf 16 de fevereiro de 2018 às 21:22h;

 

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