Data:
29/01 a 05/02/2016
Local:
Polos do Município
TEMA: Ambientes, espaços e materiais: Mediadores de
aprendizagens.
OBJETIVOS:
·
Reconhecer formas de organizar os espaços e os
recursos materiais com estética, funcionalidade e segurança para a promoção de
condições de acolhimento de interação das crianças e suas famílias;
·
Entender a importância de dispor de espaços
polivalentes que possam ser utilizados para diferentes funções seguindo os
diferentes momentos do dia;
·
Perceber que a decoração das paredes e salas
devem conter criações das crianças, obras de pintores famosos, evitando assim
os modelos que obedecem a uma cultura de uniformidade e consumismo;
·
Identificar as funções de educar e cuidar
presentes nos diferentes espaços internos e externos das creches e pré-escolas
(salas de aula, banheiros, parques, refeitórios, jardins, etc).
Planejamento
|
|
Atividades
|
Descrição
|
ACOLHIDA
|
VÍDEO: Cegonha, o melhor amigo da nuvem,
esse é amigo de verdade.
REFLEXÃO:
o Me reconheço dentro do vídeo?
o Que desafios enfrento no começo do ano?
o Qual posição a nuvem representa na minha escola?
|
INTRODUÇÃO À TEMÁTICA
|
SLIDE: Espaço, ambientes, materiais: Mediadores de aprendizagens.
|
PRÁTICA
|
OFICINA: Confecção de cantinhos essenciais
para as salas de aula; elaboração de um tempo da rotina onde será utilizado o
cantinho produzido.
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CEARÁ. Secretaria de Educação. Orientações
Curriculares para Educação Infantil. / Secretaria de Educação de Estado do
Ceará – Fortaleza: SEDUC, 2011.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:
il.
SEBER, Maria da Glória. A escrita
infantil: O caminho da construção / Maria da Glória Seber. – São Paulo:
Scipione, 2009.
REAME, Eliane. Matemática no dia
a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias /
Eliane Reame... [et al.]. – São Paulo Livraria Saraiva, 2012.
MELLO, Suely Amaral. Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação; Contribuições da educação infantil para a
formação do leitor e produtor de textos. Acessado em 25 de janeiro de 2016, 12:43h pelo link http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/12_05_2010_15.24.41.03c7e67bbe979ef30c2efe7d1db1468a.pdf
.
Bjos, a Paz do Senhor a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário