Olá,
Tudo Bem?!
Hoje trago indicações de livros que tratam sobre desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas para crianças de Educação Infantil:
EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS | O ATENDIMENTO EM CRECHE
O primeiro livro, de Elionor Goldschmied e Sonia Jackson, trata sobre a teoria e pesquisa do desenvolvimento infantil para a prática cotidiana. É um livro bastante interessante, onde destaco os capítulos 7 e 9, não por nível de importância, mas por serem os que estão mais voltados para o meu interesse atual. O sétimo capítulo, com o título O segundo ano de vida, apresenta alguns aspectos do desenvolvimento, bem como práticas pedagógicas voltadas para a idade, tais como: Independência e Negociação, Movimento e habilidades de Manipulação, Alimentação, dentre outros. No nono capítulo, intitulado Crianças em seu Terceiro Ano de Vida, destaco a ênfase que as autoras dão a Música, Histórias e Rimas, bem como o Brincar no Terceiro Ano.
PEDAGOGIA (S) DA INFÂNCIA | DIALOGANDO COM O PASSADO CONSTRUINDO O FUTURO
Eu sou apaixonada por esse livro de Júlia Formosinho, Tizuko Morchida e Mônica Pinazza! Rss Ele trás a teoria de vários pesquisadores que admiro e pesquiso, como Maria Montessori, John Dewey, Vygotsky, Piaget e outros. A linguagem do livro é agradável e trás aspectos bem relevantes das teorias. Destaco o capítulo 8 que trata sobre As Contribuições da Teoria de Piaget para a Pedagogia da Infância, onde Fátima Vieira e Dalila Lino fazem um breve histórico sobre Piaget (1896-1980) e posteriormente tratam sobre sua teoria do desenvolvimento: Desenvolvimento Moral, Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, Críticas a Teoria de Piaget e A Epistemologia Genética.
O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Esse livro também é excelente, gosto e admiro muito Zilma de Morais! Ele tem uma linguagem e uma diagramação agradável, com a fonte grande e folhas foscas (sei que não mencionei isso nos outros, mas considero importante e me chamou atenção nesse livro, pois deixa a leitura mais agradável. Rss). O capítulo que destaco é o 5 que fala sobre Práticas Pedagógicas para crianças de 3 a 5 anos, que trata sobre Características do planejamento para essas idades, O brincar, O que propor e Como propor.
Dois desses livros fazem para do PNBE PROFESSOR 2013, que está disponível nas escolas para empréstimo e consulta dos professores (que é o meu caso! Rss).
Bem gente, essas foram algumas observações sobre esses livros maravilhosos que estou tendo a oportunidade de ler. Vou deixar as referências bibliográficas para que vocês possam pesquisar melhor:
GOLDSCHIMIED, Elionor. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche / Elionor Godschmied, Sonia Jackson ; Tradução Marlon Xavier. - 2. ed. - Porto Alegre : Grupo a, 2006.
OLIVEIRA-FORMOZINHO, Júlia. Pedagogia (s) da Infância : dialogando com o passado : construindo o futuro / Júlia Oliveira-Formosinho, Tizuko Morchida Kishimoto, Mônica Appezzato Pinazza, organizadoras. - Porto Alegre : Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. Várias Autoras. São Paulo: Biruta, 2012.
Espero que gostem das sugestões!
Que Deus abençoe vocês!
Bjos!
Eu sou apaixonada por esse livro de Júlia Formosinho, Tizuko Morchida e Mônica Pinazza! Rss Ele trás a teoria de vários pesquisadores que admiro e pesquiso, como Maria Montessori, John Dewey, Vygotsky, Piaget e outros. A linguagem do livro é agradável e trás aspectos bem relevantes das teorias. Destaco o capítulo 8 que trata sobre As Contribuições da Teoria de Piaget para a Pedagogia da Infância, onde Fátima Vieira e Dalila Lino fazem um breve histórico sobre Piaget (1896-1980) e posteriormente tratam sobre sua teoria do desenvolvimento: Desenvolvimento Moral, Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, Críticas a Teoria de Piaget e A Epistemologia Genética.
O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Esse livro também é excelente, gosto e admiro muito Zilma de Morais! Ele tem uma linguagem e uma diagramação agradável, com a fonte grande e folhas foscas (sei que não mencionei isso nos outros, mas considero importante e me chamou atenção nesse livro, pois deixa a leitura mais agradável. Rss). O capítulo que destaco é o 5 que fala sobre Práticas Pedagógicas para crianças de 3 a 5 anos, que trata sobre Características do planejamento para essas idades, O brincar, O que propor e Como propor.
Dois desses livros fazem para do PNBE PROFESSOR 2013, que está disponível nas escolas para empréstimo e consulta dos professores (que é o meu caso! Rss).
Bem gente, essas foram algumas observações sobre esses livros maravilhosos que estou tendo a oportunidade de ler. Vou deixar as referências bibliográficas para que vocês possam pesquisar melhor:
GOLDSCHIMIED, Elionor. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche / Elionor Godschmied, Sonia Jackson ; Tradução Marlon Xavier. - 2. ed. - Porto Alegre : Grupo a, 2006.
OLIVEIRA-FORMOZINHO, Júlia. Pedagogia (s) da Infância : dialogando com o passado : construindo o futuro / Júlia Oliveira-Formosinho, Tizuko Morchida Kishimoto, Mônica Appezzato Pinazza, organizadoras. - Porto Alegre : Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. Várias Autoras. São Paulo: Biruta, 2012.
Espero que gostem das sugestões!
Que Deus abençoe vocês!
Bjos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário